O caminho para ter uma indústria inovadora

É possível considerar que o primeiro passo é dar a devida importância à inovação e estar sempre atento as novidades.

Após esta conscientização, a empresa poderá lançar mão de estratégias e ferramentas que auxiliem o caminho à inovação. Outra maneira de gerar inovação é através do estreito relacionamento entre o cliente e o fornecedor, onde é criado um cenário propício para geração de novas perspectivas sobre a operação e melhoria das tomadas de decisões.

O livro a “3ª Onda: Os Novos Rumos da Sociedade de Informação” de Alvin Tofler, apresenta que o mundo passou por 3 ondas: a 1ª foi a da produção agrícola, a 2ª da revolução industrial e a 3ª da sociedade da informação. Obviamente esta é uma explicação aberta a questionamentos, pois cada país pode estar em uma das diferentes ondas. O Brasil, por exemplo, pode estar passando pelas 3 fases simultaneamente. Devido a particularidades deste exemplo, podemos discutir esse tema em outro artigo.

“A informação é o novo petróleo” e duas empresas que fazem valer esta frase são o Facebook (avaliado em 100 bilhões, maior que o valor da GM no mundo) e o Google que possui toda receita derivada do tráfego de dados e informações que as duas gigantes transportam.

Projetando este raciocínio para o ambiente fabril, sabe-se que na indústria há dados sendo gerados a todo instante pelo processo produtivo. Entretanto é nítida a dificuldade em aproveitar estas informações, tornando difícil a geração de inovação. Diferentemente do desperdício gerado por perdas de material, falta de funcionários e todos os dados tangíveis e conhecidos, é difícil medir o quanto a sua empresa desperdiça (ou deixa de ganhar) pela falta do uso da informação. Mais difícil ainda é medir o impacto decorrido por falta de inovação na indústria e consequentemente na competitividade e na pressão que toda a empresa venha a sofrer.

 

Automação Industrial é um bom caminho para a inovação

A automação industrial é uma realidade que precisa ser compreendida pela indústria brasileira. Mesmo com o avanço tecnológico dos últimos anos, é importante que a automação seja vista como uma aliada no processo de crescimento da empresa.

E nisso a Lycos pode te ajudar, com foco em segurança e ergonomia possuímos soluções para otimizar sua linha industrial aumentando sua eficiência, maximizando a produtividade, melhorando as condições de segurança humana, reduzindo o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

Entre em contato conosco!



Fonte: Citisystems