Você sabe o que é indústria 4.0?

É um conceito de indústria que abrange as principais inovações tecnológicas dos setores de automação, controle e tecnologia da informação, empregadas aos processos de manufaturas. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de fabricação tendem a ficar cada vez mais eficazes, autônomos e personalizáveis.

Nasceu em 2012, na Alemanha, em um grupo de empresários que começaram a olhar pro futuro de seu país, concluindo que tecnologia era o alicerce para novas mudanças.

Na indústria 4.0, teremos novos equipamentos que envolvem uma integração de informações, desde a base da fábrica até o consumidor final de seus produtos, e mais: fecha o ciclo, inclusive, da sustentabilidade, visando a reutilização de resíduos e economia de energia. Ela não está limitada dentro da própria empresa, e sim é um conjunto ou grande ecossistema que integra todas as cadeias de valor, tornando o benefício coletivo para os inseridos neste novo processo.

Se engana quem pensa que a indústria 4.0 é apenas uma adoção de novas tecnologias, pois ela trará uma mudança no cenário econômico e estratégia de posicionamento. Ela proporcionará, certamente, impactos positivos. No ambiente industrial, o principal é a alta customização, a ponto de você ter o seu produto no tempo e jeito que desejar.

Para começar a colocar em prática os conceitos da indústria 4.0, você precisa tornar sua indústria cada vez mais inteligente e apurada., investindo em máquinas inteligentes e tornando-as automatizadas.


A lycos possui diversas opções de automação industrial, acesse: https://www.lycosequipamentos.com.br/produtos/pt/categoria/18/automacao-industrial