Tudo sobre a certificação ISO


ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A ISO tem como finalidade aprovar normas internacionais em todos os campos profissionais, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para reconhecer empreendimentos que se encontram em conformidade com as normas, existe a Certificação ISO, procedimento no qual a empresa é avaliada para observar se está inserida nos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação.

Basicamente, as etapas necessárias para a certificação são:

1ª etapa: Diagnóstico

Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão. A expertise de uma empresa de consultoria nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação da organização e das necessidades de adequação.

2ª etapa: Planejamento

Planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma. Nesta etapa, leva-se em consideração a complexibilidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade da organização.

3ª etapa:  Implementação

Esse é o momento em que se coloca a mão na massa. É na implementação que serão criados procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma.

4. Auditoria

Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.



Gostou dessa matéria? Nós temos muitas outras aqui em nosso site! Acesse: https://www.lycosequipamentos.com.br/



fonte: https://www.consultoriaiso.org/certificacao-iso/