O que são Sistemas Hidráulicos?

O QUE SÃO SISTEMAS HIDRÁULICOS E PARA QUE SERVEM?

O sistema hidráulico faz parte de uma gama de tecnologias que atualmente pode ser encontrada em várias aplicações: desde pequenos processos de montagem até controles complexos em máquinas operatrizes.

Os sistemas hidráulicos são utilizados para a geração, controle e transmissão de energia por meio de líquidos pressurizados, o que proporciona alta precisão e força, controle de velocidade e do sentido de deslocamento.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS COMPONENTES QUE CONSTITUEM UM SISTEMA HIDRÁULICO?

Reservatório: utilizado para o armazenamento do volume do fluído. Contribui para a troca de calor do sistema e a decantação das partí­culas contaminantes para facilitar a liberação de ar e umidade do fluído.

Bomba: Existem diversos tipos de bombas hidráulicas desde a de engrenagem, palheta, pistão e outras subcategorias, onde o que as diferencia são as aplicações específicas a cada área, contudo, todas utilizam o princípio de produzir uma pressão dada pelo deslocamento do volume do fluido contra a carga existente.

Válvulas: são responsáveis pelo controle da pressão e do fluxo. Desta forma, deve-se atentar para as diferentes funções que podem exercer, como reduzir pressão, frenagem, segurança; e aos tipos como válvula gaveta, de bronze, esfera. Existem também as válvulas utilizadas para controlar a direção, início e fim do fluxo de fluido.

Atuadores: convertem energia de trabalho em energia mecânica. Podem ser divididos em: lineares ou rotativos. O uso de um cilindro hidráulico, por exemplo, converte a energia hidráulica em movimento linear e trabalho, ou um motor hidráulico converte energia hidráulica em movimento rotativo e trabalho.

 

QUAL A FUNÇÃO DO ÓLEO HIDRÁULICO?

O fluido hidráulico além de permitir a transmissão da força requerida pelo sistema, também é responsável por lubrificar internamente as peças, como bombas e cilindros, por isso é importante analisar o custo-benefício de cada tipo de fluido e seus aditivos como antioxidantes, antiespumantes, e a viscosidade apropriada .

Um fato interessante é que dois sistemas hidráulicos com a mesma quantidade de energia de saída, podem produzir fluxos diferentes, mesmo quando a energia é a mesma, apenas por se tratarem de um sistema de baixo fluxo e outro de sistema de alto fluxo.

Assim, é evidente que a flexibilidade de atuação em ambientes diversos permite aplicação de sistemas hidráulicos em setores como: agricultura, usinagem, construção, mineração, terraplanagem, e qualquer indústria que necessite de precisão aliada a elevada força mecânica com estabilidade.


QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO SISTEMA HIDRÁULICO?

- Simples, seguro e econômico: em geral, usam menos peças móveis em comparação com sistemas mecânicos e elétricos.

- Força e torque: é o único sistema capaz de fornecer alto torque e alta força constantes, independe da variação de velocidade.

- Fácil instalação, flexibilidade e precisão de controle.

Pelos motivos listados acima esta sendo muito difundida a utilização em Elevadores de Acessibilidade e Elevadores Residenciais, além dos elevadores de carga industriais.