A importância dos laudos para uma empresa.

Quais são os benefícios em fazer regularmente uma avaliação das condições de operação de um equipamento ou máquina?

O principal benefício é a economia de dinheiro através de:

     Redução dos processos trabalhistas.

Se todos os funcionários da empresa sabem da existência dos laudos, então também sabem que as possíveis “lacunas” de insalubridade e periculosidade da empresa já foram sanadas.

 

Redução nos custos de adequação.

Com a antecipação das irregularidades de um equipamento, é possível planejar a sua adequação, diminuindo as paradas de produção e escolhendo os melhores orçamentos para esse serviço.

 

Redução nos custos de manutenção.

Uma avaliação bem-feita pode revelar oportunidades de uso mais eficiente do equipamento, diminuindo as paradas e os custos de manutenção.

 

Prevenção de acidentes.

Os custos de um acidente são muito altos! Além dos custos diretos, como atendimento de emergência, parada de linha, recuperação dos danos, indenizações e outros custos diretos, ainda existem os custos indiretos, relacionados a imagem da empresa, dificuldade dos demais colaboradores em retornar ao ritmo normal de trabalho, medidas rígidas de contenção e outros.



O que pode ocorrer com a empresa se a fiscalização não encontrar laudos técnicos atualizados ou a inexistência desses?

A falta da capacidade de comprovar o atendimento a requisitos estabelecidos – seja por clientes ou então requisitos legais – pode gerar uma série de problemas, que vão desde desgaste com clientes e perda de contratos até questões legais, que geralmente começam com uma notificação, podendo evoluir para uma multa e posteriormente até a interdição do equipamento, setor ou empresa.

 

 

Qual a vantagem de contratar uma empresa especializada na emissão de laudo técnico?

Mesmo os profissionais da empresa contratante que têm muito conhecimento técnico quanto aos equipamentos de produção em seu pátio, esbarram na falta de experiência em realizar a avaliação segundo determinados requisitos ou, até mesmo, independência para fazer a avaliação. Ainda tem o efeito de estar “acostumado” com o atual estado das coisas, o que muitas vezes impede de enxergar as inadequações.

É nesta hora que um laudo bem elaborado, por um profissional especializado, independente e sem interação direta com o processo faz toda a diferença. Um bom laudo traz de forma clara e objetiva o resultado da avaliação aos requisitos analisados, e dessa forma, fica evidente o que deve ser corrigido e como fazer a correção.