Dicas para melhorar a qualidade na fábrica

 Não é necessário dizer que manter a qualidade do produto é fundamental para ter sucesso. Mas para que o produto tenha qualidade é preciso que exista atuação direta no processo produtivo. A não intervenção no chão de fábrica para garantir a qualidade leva a deterioração continua do que é produzido.


A intenção de reduzir custos ou aumentar a produção pode levar em pouco tempo a perda de qualidade e recuperar pode ser muito caro e, muitas vezes, demorado quase impossível.


Aumentar (ou manter) a qualidade do produto final exige racionalização do processo de produção e acompanhamento constante para atender aos parâmetros definidos.


Vamos analisar 7 dicas para aumentar a qualidade sem aumentar os custos:


1. Avalie as Competências


A contratação do pessoal influencia na qualidade do produto e é claro que contratar pessoas mais competentes facilita atingir os objetivos. Uma estratégia básica de qualidade é contratar pessoas competentes e isso é óbvio, mas nem sempre é possível.


Os operadores que não possuem experiência, principalmente os recém contratados, devem passar por processos de treinamento com os melhores operadores. O objetivo é atingir o máximo de competência com o mínimo de custo. É nessa hora que o processo produtivo bem definido irá facilitar a transferência de conhecimento.



2. Defina Processos


É preciso analisar detalhadamente como os operadores executam as tarefas e se as máquinas estão preparadas para atender os requisitos de qualidade definidos.


Algumas perguntas a ser fazer ao chão de fábrica:


Existem máquinas que estão trabalhando com peças defeituosas?

Etapas de produção estão sendo puladas para atender prazo?

Quais as necessidades da produção para atingir a qualidade exigida do produto?

É importante definir se existem possibilidades de melhoria no processo que possam estar afetando a qualidade.


3. Tenha um Plano de Manutenção Preventiva


A manutenção preventiva das máquinas da produção, à primeira vista, nos leva a crer que custos estão sendo introduzidos sem o retorno esperado. Porém, manter o equipamento funcionando próximo da máxima qualidade irá, além de reduzir drasticamente o risco de quebra e por consequência custos maiores, permitir que os produtos mantenham o índice de qualidade por todo o período de trabalho com pouca variação.


4. Planeje para a Melhoria Contínua


Se você tiver um sistema que une planejamento, monitoramento, avaliação e mensuração de resultados, você começará a induzir a melhoria contínua na qualidade dos seus empregados, dos seus equipamentos de produção, dos seus processos e finalmente dos produtos.

Fica a dica : Comece a medir !


5. Crie Processos Repetitivos


Se alguma coisa foi realizada de forma correta você vai querer que isso se repita. Por isso, apesar de parecer entediante, é importante documentar o processo. Seguir uma metodologia de documentação de processo irá facilitar e ainda forçar a discussão sobre cada operação documentada. Não é necessário (e inclusive é improdutivo) tentar documentar tudo ao mesmo tempo, é muito mais importante definir a forma como isso deve ser feito e documentar ao logo do tempo focando nas etapas mais importantes da produção.


6. Tenha sempre um ambiente limpo e organizado


Um pouco de resíduo de um turno para outro tende a se acumular ao longo do tempo e é o tipo de coisa que nunca tem um culpado. Resíduos na produção podem levar a degeneração da qualidade sem que se perceba isso com clareza.


É importante que ao final de cada turno seja realizada a limpeza de máquinas e linhas antes que se inicie o trabalho do próximo turno. O turno seguinte deve avaliar e informar caso a limpeza não tenha sido realizada conforme o especificado.


7. Armazene os equipamentos de forma adequada


Assim como a limpeza, é importante que os equipamentos utilizados na produção sejam armazenados e preparados de forma adequada. Essa atenção deve ser dada a todos os equipamentos que são utilizados, a intenção é garantir que estejam sempre disponíveis para serem utilizadas quando for necessário.